Espera-se que o cidadão eleitor esteja mais politizado, e como tal, use o direito de cidadania como lhe aprouver, respeitando seus limites e as leis vigentes no Código Eleitoral.
O cidadão ou cidadã, aquele ou aquela que pretende votar, tem que, em primeiro lugar saber a quem estará outorgando poderes para representá-lo numa Câmara de Vereadores ou numa Prefeitura Municipal. E isso, o eleitor fará através do voto livre e soberano colocado na urna eletrônica. Saibam que, o vereador é aquele cidadão que, quando eleito será o seu representante no Poder Legislativo. Será o vereador que vai legislar por uma causa justa, buscando melhor qualidade de vida para uma comunidade, e, também irá fiscalizar os atos do chefe do Poder Executivo, o prefeito de sua cidade. Portanto, na hora de votar, seu candidato tem que ser uma pessoa íntegra, honesta, cumpridora dos seus deveres.
O candidato a prefeito da mesma forma, caso contrário o eleitor está votando em pessoa errada. E mais, ninguém pode prometer nada, já que não sabe se, a primeiro momento será eleito. E o dinheiro gasto nos poderes constituídos é do povo. Compete aos prefeitos e vereadores fazerem bom uso em benefício do próprio povo.