Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Italianos pretendem investir na Serra Catarinense
Cadastrado em: 1/9/2012

Tamanho da letra

| São Joaquim |

O consultor italiano Michele Ferrari encerrou suas visitas pelos municípios da Serra Catarinense para conhecer o potencial da região na área agropecuária, madeireira e de construção civil. O objetivo é estabelecer futuras parcerias entre empresas catarinenses e de Verona, na Itália, principalmente para o repasse e intercâmbio de tecnologias, produtos e marcas. Acompanhado do diretor Geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, Albanez Sá, Micheli esteve em Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema.
A vinda do Italiano à Região de São Joaquim é resultado da interação entre catarinenses e italianos iniciada em outubro de 2011, quando uma delegação de prefeitos da Amures – Associação dos Municípios da Região Serrana esteve na Itália. Em seguida, em janeiro de 2012, uma missão de engenheiros e arquitetos daquele país veio ao Brasil para conhecer as vocações da Serra Catarinense. “Naquela ocasião da primeira visita, onde eu estava também, não foi possível falar com os empreendedores locais”, destacou Michele, que desta vez pode conhecer “in loco” o potencial de áreas estratégicas para aplicação de investimentos.
Os setores de interesse dos italianos, segundo Michele, são os da construção civil (projetos, tecnologia de materiais e execução de obras), agrícola (maçã, vinhos de altitude e vime), madeireiro e moveleiro (uso agregado da madeira sustentável na construção civil e na fabricação de móveis). Segundo ele, as parcerias poderão ser viabilizadas entre empresas e profissionais da engenharia civil e arquitetura, através da execução de projetos de forma cooperada e interativa, com apoio à cadeia produtiva, partilha de marcas comerciais e fornecimento de equipamentos e tecnologias.
A busca por cooperações com outros países faz parte do Projeto Verona World Made, desenvolvido por empresas e entidades representativas da construção civil da cidade italiana de Verona, como alternativa para superar a crise econômica europeia. “A Itália procura formas de expansão do mercado, exportando o seu sistema de produção para países com o Brasil e Índia, e do Norte da África e Leste da Europa”, explicou Michele.
Além do setor produtivo, poderão ser desenvolvidas parcerias com escolas profissionalizantes e ainda intercâmbios culturais e educacionais, através da troca de experiências e treinamentos. “O objetivo não é apenas trazer investidores para a região, mas criar parceiros e fomentar o desenvolvimento social econômico local. Acredito que existe uma grande possibilidade dessa cooperação. A região tem potencial”, declarou Michele, que pretende voltar à Santa Catarina dentro de seis meses, acompanhado de alguns investidores.
Como primeiro resultado da parceria, o diretor geral da SDR, Albanez Sá, adiantou que foram encaminhadas as tratativas para a participação das vinícolas da região, com os vinhos finos de altitude da Serra Catarinense, na 47ª Vinitaly, considerada uma das mais importantes feiras de vinhos do mundo, com data de 07 a 10 de abril de 2013, em Verona.

Fonte: Nina Velho - Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas