Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Deputados vistoriam base na Antártida
Cadastrado em: 15/3/2013

Tamanho da letra

| Brasília |

A convite da Marinha do Brasil, uma comitiva de parlamentares brasileiros visitou na última semana, a Estação Antártica Comandante Ferraz, sede das atividades brasileiras na Antártida e onde são desenvolvidas pesquisas do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Em 31 anos de existência, o PROANTAR permitiu que a comunidade científica brasileira participasse das explorações e estudos naquele continente.
Na madrugada do dia 25 de fevereiro de 2012, com 60 pessoas na base, houve um incêndio que afetou 70% de suas instalações. Incidente que também resultou na morte do suboficial Carlos Alberto Figueiredo e do primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos.
Após o incêndio, iniciou-se o trabalho de planejamento para dar continuidade às pesquisas e à retirada dos escombros, além de outras atividades operacionais e logísticas, por um período mínimo de cinco anos. Foi aberta licitação para a instalação de módulos antárticos emergenciais na Ilha George com a finalidade de abrigar pesquisadores brasileiros, até que uma nova unidade antártica seja construída para substituir a Estação Antártica Comandante Ferraz.
Os parlamentares inspecionaram presencialmente os módulos emergenciais fornecidos pela empresa canadense, Weatherhaven Canada Resources.
“Nesse sentido, posso afirmar que houve boa aplicação do dinheiro público, com o investimento de 14 milhões de reais para a instalação do módulo pela empresa contratada. Pude testemunhar, também, que, apesar do incidente, as pesquisas científicas prosseguiram graças ao amplo apoio do Exército e Aeronáutica, e aos esforços dispendidos pela comunidade científica nacional, amparada pela cooperação de outros países, especialmente a Argentina e o Chile”, avaliou a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), que integrou a comitiva.
O nome da estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos

Fonte: Texto e Foto: Renato Nunes

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas