Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Projeto Biodigestor é apresentado da Câmara de Vereadores
Cadastrado em: 18/4/2013

Tamanho da letra

| Lages |

Aprovada na sessão ordinária de terça- terça (16) a Moção Legislativa de autoria do vereador Vone Scheuermann-PSC, sugerindo ao executivo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a implantação do sistema “Biodigestor”, como projeto piloto em residências de famílias com baixa renda no município. O sistema produz o chamado “Biogás”, substituindo o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo –“ gás de cozinha”). Para explicar melhor como funciona o projeto, estiveram presentes na sessão, integrantes da empresa “UR - Unificador de Resíduos”, os Senhores, Victor Leão, Murilo Zart, Diego Reimann da área de Engenharia e os Senhores, Tobias Pinto e Johnny Meireles do Departamento Comercial.
Durante a apresentação que durou cerca de 30 minutos, a equipe exibiu aos vereadores, um vídeo mostrando o projeto que está em pleno funcionamento há cinco anos, na casa de um deles, na localidade de Toca da Onça interior de São José do Cerrito. Após a explanação os vereadores puderam tirar suas duvidas com o grupo, e elogiaram a iniciativa da apresentação do “Biodigestor” na diminuição dos impactos ambientais na sociedade.
O “Biogás” é produzido através da fermentação subterrânea de resíduos orgânicos como: cascas de frutas, capim, esgoto sanitário e água. Trata-se de um equipamento simples, com funcionamento automático e de grande durabilidade.  O custo do investimento varia entre R$ 3.000,00 e R$ 6.000,00, produzindo aproximadamente um botijão de gás por mês. A idéia do grupo é buscar parcerias através do poder público, e disponibilizar o sistema a famílias de baixa renda. O projeto, já havia sido apresentado ao Secretário de Meio Ambiente, Hampel Vieira, o qual demonstrou interesse em instalar em breve o “Biodigestor”, em pelo menos duas residências como projeto piloto.  
A implantação deste sistema irá contribuir no aspecto ambiental; na diminuição da quantidade de esgoto na rede, na diminuição da quantidade do lixo orgânico a ser transportado para o aterro sanitário e a decorrente economia para o poder público com a desoneração destes serviços.

Fonte: Ronaldo Ortiz

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas