Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Governo do Estado dará apoio financeiro para execução de Boulevard no centro de São Joaquim previsto no Projeto Acorde
Cadastrado em: 19/4/2013

Tamanho da letra

| São Joaquim |

O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, anunciou na quarta-feira, 17, que o Governo do Estado, através do Programa Pacto por Santa Catarina, dará apoio financeiro para a execução da Revitalização Urbana nas ruas centrais de São Joaquim, com a implantação do Boulevard, uma ação prevista no Projeto Acorde – Ação COnjunta de Revitalização e Desenvolvimento.  O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, com a participação de representantes da sociedade civil organizada, trade turístico, empresários, lojistas e lideranças políticas locais.
Em 2009, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, encomendou a elaboração do anteprojeto com a denominação de Plano Urbanístico e Paisagístico para a Revitalização Urbana do Município de São Joaquim, pelo escritório especializado em arquitetura urbanística (MCA Arquitetura e Design). O plano apresenta diretrizes específicas para o reordenamento da paisagem urbana, com proposição de reorganização das redes de circulação, definição dos espaços livres urbanos, redistribuição de equipamentos sociais e serviços, proteção e recuperação das áreas naturais de valor ambiental e paisagístico e das edificações tradicionais mais significativas da área urbana.
A ideia é aproveitar as diretrizes apontadas pelo anteprojeto. “É preciso agora discutir com a sociedade e lideranças locais a construção do projeto executivo, para que a obra do Boulevard seja efetivada de forma participativa, visando preparar  a cidade da melhor forma para receber seus visitantes ”, destacou Murilo, que falou ainda das ações desenvolvidas pelo governo, de 2011 a 2013, e das obras previstas pelo Pacto por Santa Catarina na região.
Flores comentou: “Grande parte da demanda que existe em São Joaquim para a cidade está em andamento, com um contorno mais moderno. A transformação da rua principal em um grande boulevard vai incentivar o turismo de inverno”. Destaca que para colocar em prática o projeto conta com o apoio dos órgãos do governo do Estado, comunidades, prefeituras e setor empresarial.
Na ocasião, a secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani, apresentou as ações e obras de apoio ao Plano de Revitalização Urbana, em andamento. Destacou a reconstrução da Rodovia Estadual SC-114, entre São Joaquim e Painel, que prevê a implantação de um binário nas ruas Paulo Bathke e Marcos Batista, paralelas ao Boulevard. "A obra integra o programa Pacto por Santa Catarina e encontra-se em fase inicial de execução no sentido São Joaquim - Painel", afirmou.
Solange informou ainda que a Secretaria Regional conseguiu o projeto executivo para transformar a alimentação de energia e o cabeamento em um sistema subterrâneo na Rua Manoel Joaquim Pinto, no trecho entre a Praça Cesário Amarante e esquina com a Rua Getúlio Vargas. "O projeto foi elaborado em 2010 pela CELESC, e sua execução foi orçada em R$ 2,9 milhões", disse.
Outra ação em andamento, em parceria com o Sebrae - SC, também dará apoio à revitalização do centro de São Joaquim. Um total de três reuniões foram realizadas com lojistas e empresários do comércio, sendo a última com a participação de dois arquitetos, para discutir a implantação do Projeto Revitalização de Espaços Comerciais na quadra da Rua Manoel Joaquim Pinto. Com o apoio dos poderes públicos municipal e estadual, o projeto objetiva a revitalização do ambiente externo das lojas (fachadas), com ações e obras de melhorias na identidade visual, além de oferecer consultorias, viagens de estudos e capacitações na área de gestão e acesso ao mercado para os empresários do setor.
Com cerca de 25 mil habitantes, São Joaquim tem frio intenso no inverno, com possibilidade de neve, a produção de maçã como principal eixo econômico e mais recentemente, o cultivo de vinhedos. De acordo com a secretária Solange, desenvolver as potencialidades turísticas da região é uma das demandas dos moradores e setores produtivos.

Fonte: Nina Velho

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas