Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Projeto de Produção Integrada Campos das Tropas aprovado pelo consumidor
Cadastrado em: 22/4/2013

Tamanho da letra

| Lages |

Nas primeiras quatro oportunidades em que a carne do Programa de Produção Integrada Campos das Tropas foi comercializada em um supermercado de Lages, a apreensão deu lugar ao otimismo. Numa primeira avaliação é de que a venda está de “vento em popa”, com a média de comercialização de 1000 a 1200 kg por semana. Mas, por enquanto ainda continuarão sendo disponibilizadas cinco carcaças conforme a previsão inicial, pois a meta é manter a qualidade dos animais, quanto a raças, tipos de alimentação, meio ambiente e social e o controle de rastreabilidade (monitoramento dos manejos e utilização de medicamentos, respeito aos prazos de carência).
Conforme ressalta a coordenadora do projeto, Caroline Ribeiro, o sucesso da comercialização está dentro do esperado. Porém, um único problema registrado foi quanto ao excesso de fila no supermercado, mas que já está resolvido com a contratação de novos açougueiros. Além disso, a novidade é de que todo o grupo de profissionais do açougue estará em treinamento nesta semana para desenvolver novos cortes e aprimorar os já trabalhados. Por outro lado, além da aprovação do consumidor, o projeto despertou o interesse de novos produtores em também fazer parte do grupo de associados.
Outra novidade do projeto é a real possibilidade da confirmação de parceria com a Embrapa Pecuátia Sul, de Bagé- RS, a qual deverá disponibilizar o laboratório de carnes para fazer um estudo científico das características organolépticas desta carne (sabor, maciez, teores nutricionais - inclusive de ômega 3 e 6,...). A proposta já está sendo buscada pelos produtores. “Por fim, mesmo nesta fase inicial do projeto já é possível verificar agregação de valor dentro da propriedade rural devido ao incremento de produtividade, o que deve ultrapassar no 1º ano os 10%”, conclui Caroline.

Sobre o projeto

A Produção Integrada dos Campos das Tropas foi uma forma encontrada para vender carne de qualidade, de maneira sustentável, e com agregação de valor, ou seja, um novo modelo de produção criado a partir de vários encontros envolvendo produtores da Região Serrana. Atualmente, o grupo está formado por 14 associados em 8 municípios, todos adequados às Normas Técnicas, e aberto a novos participantes. O diferencial do Programa é de que a comercialização, sem atravessadores não é do boi, mas da carne, e com selo de qualidade. Trata-se de uma Aliança Mercadológica da Carne Bovina.

Fonte: Paulo Chagas

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas