Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Festival do Papagaio Charão movimentou Urupema
Cadastrado em: 2/5/2013

Tamanho da letra

| Urupema |

Um público bastante seleto formado por ornitólogos e observadores de aves participou das atividades do II Festival do Papagaio Charão realizado no último fim de semana (27 e 28) em Urupema. O evento reuniu mais de 100 pessoas por dia vindas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
A abertura oficial que aconteceu na sábado contou com a presença de autoridades locais e representantes de entidades. O prefeito Amarildo Luiz Gaio deu as boas vindas aos visitantes salientando que o evento já faz parte do calendário municipal e garantiu que terá crescimento nos próximos 3 anos de sua gestão se consolidando como referencia em observação de aves no estado.
Também esteve presente na abertura do Festival e durante as atividades, o coordenador do evento AVISTAR – Encontro Brasileiro dos Observadores de Aves – Guto Carvalho. Segundo ele “observar aves é para quem enxerga longe”, “além da diversão beneficia o meio ambiente com a descoberta de novas espécies e nos coloca em contato direto com a natureza”. Guto parabenizou aos organizadores dizendo que o Festival já é conhecido nacionalmente, com apenas dois anos já está se firmando como uma marca, uma vitória dos urupemenses.
Durante a programação aconteceram palestras ministradas por profissionais renomados e também oficina de “Noções de Fotografia” com Ricardo Bamp, exposição e comercialização de produtos locais e de artesanatos. O evento que está em sua segunda edição tem como personagem principal uma espécie ameaçada de extinção que migra para a Serra Catarinense entre os meses de março a agosto para se alimentar de sementes, principalmente do pinhão.
Por conta disso um dos palestrantes, Dr. Jaime Martinez, que coordena o Projeto Charão fez um alerta em relação à preservação do pinheiro-brasileiro para garantir a sobrevivência das duas espécies de papagaios mais ameaçadas de extinção no Brasil que são o Papagaio Charão (Amazona Pretrei) e o Papagaio-de-Peito-Roxo (Amazona Vinacea), ambos se alimentam das sementes do pinheiro-brasileiro (Araucaria Angustifolia), motivo pelo qual ocorre a migração neste período por haver em alguns municípios de Santa Catarina uma grande quantidade de florestas de araucárias preservadas.
O Festival do Papagaio Charão tem como idealizador o fotógrafo Dário Lins, é uma realização da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Turismo, Instituto de Pesquisa e Aplicação Ambiental e Cultural (IPAC) e Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema (IFSC).

Fonte: Marília Oliveira

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas