Fazenda Mãe Rainha, da Coxilha Rica em Lages, ficou novamente bem colocada na Prova de Avaliação a Campo (PAC) da Embrapa Pecuária Sul realizada junto com a Associação Nacional de Hereford e Braford (ABHB). O touro Mãe Rainha 4112, batizado de Limo, conquistou o quarto lugar entre os 36 touros das principais cabanhas do país.
Este é o segundo ano que Santa Catarina ganha destaque no PAC, uma prova disputada na maior parte por pecuaristas gaúchos. No ano passado, pela primeira vez, um touro catarinense Braford consagrou-se campeão. O animal, também da fazenda Mãe Rainha, ficou conhecido como Evo Nobre pelo excepcional desempenho na prova.
Neste ano a Mãe Rainha garantiu o quarto lugar em uma disputa acirrada. A primeira colocação ficou com o touro G1889 da Fazenda Santa Tereza (RS), que obteve um ganho médio diário de 1,138 Kg e um peso final ajustado aos 550 dias de 530,8 Kg. O touro catarinense não ficou longe, obteve um ganho de 0,980 Kg/dia e um peso final de 547,8 Kg, confirmando a qualidade da raça criada em território catarinense.
Para o administrador da fazenda Mãe Rainha, Edson Colombo, a classificação foi recebida com alegria. “Esta é um prova que avalia realmente o desempenho dos animais, visto que todos são avaliados na mesma ambiência e pelo mesmo período. Ficamos felizes em constatar que a genética Braford de Santa Catarina está por dois anos consecutivos entre as melhores do país” comenta Colombo.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Joal Brazzale Leal, a qualidade dos animais avaliados pode ser muito bem aproveitada. “Por se tratar de uma prova comparativa, os quatro primeiros touros podem ser usados por uma central de inseminação tranquilamente, garantindo uma excelente produção” afirma o avaliador.
A prova é realizada todos os anos em Bagé, RS, e tem como um dos objetivos difundir o uso da genética de touros comprovadamente melhoradores, testados e aprovados através de uma criteriosa prova de avaliação. Outro intuito é contribuir para o aumento da produtividade da pecuária no Brasil, bem como para a qualidade da carne produzida por essa genética.