Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Santa Catarina tem 47 novos árbitros
Cadastrado em: 20/5/2013

Tamanho da letra

| Lages |

Parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e as associações de futsal de Lages, ASAEE – Associação Serrana de Arbitragem e Eventos Esportivos e ALAEE – Associação Lageana de Arbitragem e Eventos Esportivos, promoveu durante sábado e domingo, no ginásio do Sesc, curso de Atualização de Regras, Formação de Anotadores e Oficiais de Arbitragem em Futsal.
Gean Coelho Telles, árbitro da Fifa, foi o facilitador do curso, que teve a duração de 12 horas e contou com a participação de 47 pessoas, sendo a maioria de fora de Lages.
“Recebemos inscrições de Florianópolis, Bocaina do Sul, Urubici, Indaial, Caçador, Santa Cecília, Lebon Régis, Pinhalzinho, Rio do Sul e de Correia Pinto, que, diga-se de passagem, foi a maior delegação com 16 integrantes”, contou o árbitro da Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS), Adriano Meira, organizador do evento ao lado de Éder Burigo, árbitro da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBF) .
Segundo Telles, o conteúdo programático do curso abordou: Regras Oficiais, Interpretação das Regras, Mecânica de Arbitragem, Preenchimento de Súmulas, Relatórios e Critérios de Aplicações de Cartões (advertência e expulsão).
“Dos últimos quatro cursos que ministrei em Lages, desde 2007 esse foi melhor, porque tínhamos um número bem elevado de jovens”, disse, lembrando que ambos estão aptos a ingressarem nos quadros das ligas ou associações em seus municípios, onde poderão trabalhar em jogos amadores.
“Geralmente serão nas categorias, onde após um período de experiências são promovidos para as categorias maiores, sendo que os que mais se destacam podem ser indicados para realizar as provas anuais de acesso ao quadro da FCFS”, concluiu.
Morador da cidade de Correia Pinto, Luis Capistrano Camargo, tem 22 anos e trabalha como auxiliar de serviços gerais. Complementar a renda mensal e chegar ao quadro da FCFS foram os principais objetivos que o levaram a participar do curso.
“Eu já trabalho em jogos amadores na minha cidade, gosto da modalidade e quero fazer carreira. E este curso reconhecido pela FCFS foi uma maneira que encontrei para se aperfeiçoar e também para filiar em associação que tenha vagas no quadro profissional da FCFS”, disse.
O superintendente da FME de Lages, Armando Mello, esteve na cerimônia de encerramento e entregou o primeiro certificado a Jaime Luis Refinski, o popular “Sujeira”, que é ex-jogador, árbitro e presidente da Liga Atlética Região Serrana.  
Sujeira foi quem lançou Gean Telles na carreira de oficial de arbitragem. “Eu como um dos dinossauros da modalidade na região me sinto lisonjeado em participar desse curso, porque sem sombra de dúvidas a renovação no quadro de arbitragem na região de Lages é fundamental, afinal somos referência no estado, sempre tivemos tradição na formação de oficiais de renome”, salientou.
Atualmente, Lages conta com 6 oficiais no quadro da FCFS, um na CBF e um na FIFA, além de pelo menos 5 anotadores e um Delegado no junto a FCFS. Ambos além de trabalharem nas competições locais, disciplinam jogos das Categorias de Base da FCFS, 1ª Divisão, sendo que Éder e Gean, ainda participam da Divisão Especial, Liga Nacional e Super Liga.

Fonte: Adriano Meira

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas