Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Urubici recebe Plano de Turismo elaborado com apoio do Governo do Estado
Cadastrado em: 7/6/2013

Tamanho da letra

| Urubici |

O município de Urubici, na Serra Catarinense, recebeu ontem, 6 de junho, o Planejamento-Ação do Turismo Sustentável. O documento, primeiro a ser elaborado a nível municipal em Santa Catarina em parceria com o Governo do Estado, propõe diretrizes e ações para desenvolver o turismo de forma planejada e sustentável pelos próximos dez anos. Na ocasião, foi assinada ainda a autorização de abertura do processo licitatório para elaboração do projeto estrutural do Morro da Igreja, com investimento de R$ 210 mil do Estado.
O Plano foi elaborado de forma participativa durante mais de dois anos pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e prevê ações que envolvem população e poder público até 2023, voltadas para o planejamento e gestão do turismo de forma sustentável, além de obras de infraestrutura, capacitação do setor e conscientização turística. “Não existe chance de colheita sem grande semeadura. O planejamento é primordial para se alcançar o sucesso. A intenção é estender a elaboração de planos para os outros municípios da região para que o turismo possa se desenvolver de forma integrada e uniforme na Serra Catarinense” destacou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins.
O presidente da Santur, Valdir  Walendowsky, afirmou que o Plano leva em conta a originalidade e a singularidade da cidade e da Região e diversas ações já estão em prática, como capacitações in loco para empreendimentos de meios de hospedagem, bares, restaurantes e comércio local para atendimento aos turistas, ministradas pelo Senac. Consultorias e orientações nas áreas de empreendedorismo, gestão e apresentação de produtos também estão sendo prestadas pelo Sebrae. “A fim de suprir algumas demandas identificadas durante a elaboração do Plano, deverão ser realizadas parcerias também com o Sesc e Epagri. Mesmo depois de entregar o plano, o Estado continuará dando o apoio para que as ações previstas possam ser executadas”, acrescento Valdir.
Na área de infraestrutura, a primeira ação do plano a ser encaminhada foi a reestruturação do Morro da Igreja, um dos principais pontos turísticos do município e região, que registra mais de 100 visitantes a cada ano. O secretário Beto Martins e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani, assinaram autorização do processo licitatório para elaboração do projeto Receptivo Turístico no Parque Nacional de São Joaquim. Com investimento estimado em R$ 120 mil, serão realizados estudos técnicos para a implantação de um portal com guarita para controlar o fluxo de pessoas, um Centro de Visitantes e a estruturação do Mirante para a Pedra Furada. “O Morro da Igreja é um atrativo regional. A presença da maioria dos prefeitos da região neste evento demonstra amadurecimento na busca para um turismo integrado”, afirmou Solange.
Durante a solenidade, tomaram posse os membros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, que serão os responsáveis pelo monitoramento da perfeita execução do plano. Também foi descerrada uma placa em homenagem póstuma à presidente da Pouserra, Roseli Terezinha Vieira. Entusiasta do turismo, ela morreu em um acidente de trânsito, no dia 24 de maio.

Fonte: Nina Velho

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas