O município de Urubici, na Serra Catarinense, recebeu ontem, 6 de junho, o Planejamento-Ação do Turismo Sustentável. O documento, primeiro a ser elaborado a nível municipal em Santa Catarina em parceria com o Governo do Estado, propõe diretrizes e ações para desenvolver o turismo de forma planejada e sustentável pelos próximos dez anos. Na ocasião, foi assinada ainda a autorização de abertura do processo licitatório para elaboração do projeto estrutural do Morro da Igreja, com investimento de R$ 210 mil do Estado.
O Plano foi elaborado de forma participativa durante mais de dois anos pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e prevê ações que envolvem população e poder público até 2023, voltadas para o planejamento e gestão do turismo de forma sustentável, além de obras de infraestrutura, capacitação do setor e conscientização turística. “Não existe chance de colheita sem grande semeadura. O planejamento é primordial para se alcançar o sucesso. A intenção é estender a elaboração de planos para os outros municípios da região para que o turismo possa se desenvolver de forma integrada e uniforme na Serra Catarinense” destacou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins.
O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, afirmou que o Plano leva em conta a originalidade e a singularidade da cidade e da Região e diversas ações já estão em prática, como capacitações in loco para empreendimentos de meios de hospedagem, bares, restaurantes e comércio local para atendimento aos turistas, ministradas pelo Senac. Consultorias e orientações nas áreas de empreendedorismo, gestão e apresentação de produtos também estão sendo prestadas pelo Sebrae. “A fim de suprir algumas demandas identificadas durante a elaboração do Plano, deverão ser realizadas parcerias também com o Sesc e Epagri. Mesmo depois de entregar o plano, o Estado continuará dando o apoio para que as ações previstas possam ser executadas”, acrescento Valdir.
Na área de infraestrutura, a primeira ação do plano a ser encaminhada foi a reestruturação do Morro da Igreja, um dos principais pontos turísticos do município e região, que registra mais de 100 visitantes a cada ano. O secretário Beto Martins e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani, assinaram autorização do processo licitatório para elaboração do projeto Receptivo Turístico no Parque Nacional de São Joaquim. Com investimento estimado em R$ 120 mil, serão realizados estudos técnicos para a implantação de um portal com guarita para controlar o fluxo de pessoas, um Centro de Visitantes e a estruturação do Mirante para a Pedra Furada. “O Morro da Igreja é um atrativo regional. A presença da maioria dos prefeitos da região neste evento demonstra amadurecimento na busca para um turismo integrado”, afirmou Solange.
Durante a solenidade, tomaram posse os membros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, que serão os responsáveis pelo monitoramento da perfeita execução do plano. Também foi descerrada uma placa em homenagem póstuma à presidente da Pouserra, Roseli Terezinha Vieira. Entusiasta do turismo, ela morreu em um acidente de trânsito, no dia 24 de maio.