Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita é lembrado na Câmara
Cadastrado em: 12/6/2013

Tamanho da letra

| Lages |

Celebrado no dia 12 de junho, o “Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita” foi lembrado na Câmara durante a sessão de segunda-feira (10), pela vereadora Aida Hoffer.
Em 2011, a legisladora foi autora do projeto de lei que criou a lei 3.816 que obriga a realização do “Teste do Coraçãozinho” ou Oximetria de Pulso nos bebês recém-nascidos em até 24 ou 48 horas (exame que pode detectar Cardiopatia Congênita, ou seja, algum defeito na estrutura ou função do coração, que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê).
Lages é a única cidade de Santa Catarina onde o teste já é lei. Cidades como a capital Florianópolis, Joinville e Brusque caminham no sentido de criar a legislação.
Para lembrar a data e com o intuito de divulgar a importância do procedimento Aida distribuiu aos colegas legisladores o Laço-Símbolo brasileiro da Cardiopatia Congênita, onde as cores lembram o fluxo sanguíneo no coração, ou seja, o vermelho representando o sangue arterial, e o azul, o sangue venoso. “Se uma vida for salva já valeu a pena”, desabafou a vereadora.
Além disso, a parlamentar convidou o chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos o médico pediatra Laércio Dall Azen, para participar da sessão ocupando o Horário dos Partidos para falar sobre a realização do teste na instituição.
Segundo Laércio, os exames estão sendo realizados no Tereza Ramos há 5 meses. Cerca de 1500 testes já foram feitos, em média 300 ao mês. Ainda de acordo com ele, o número de exames alterados é relativamente pequeno, mas caso ocorra alguma alteração outros procedimentos são solicitados. “Se detectado algum problema o bebê deve fazer um ecocardiograma, e posteriormente é encaminhado a serviços especializados de cardiologia”, explica.
A bandeira foi levantada pela Associação de Assistência à Criança Cardiopata - AACC Pequenos Corações em 2010. E desde então o dia 12 de junho foi incluído no calendário de diversos municípios brasileiros não só como o Dia dos Namorados, mas o dia de lembrar de pequenos corações cheios de vontade de continuar batendo.
No Brasil, a cada 100 bebês nascidos vivos um é cardiopata. A maioria não recebe tratamento principalmente por falta de diagnóstico ou vagas na rede pública.
O exame é rápido. Leva menos de cinco minutos, não dói, não é invasivo.
A descoberta precoce de problemas cardíacos congênitos é muito importante para se chegar ao tratamento e cirurgias rápidas e eficazes.
Evelyn Bernhard Mota sabe bem a importância do diagnóstico precoce. Em 2010, descobriu no sexto mês de gravidez, durante um ultrassom morfológico que a filha Sophia sofria de uma cardiopatia congênita chamada hipoplasia do ventrículo esquerdo, ou seja, só o lado direito do coração funcionava.
Sem saber o que fazer, procurou ajuda na internet e, encontrou a AACC. A filha nasceu em São Paulo, no Hospital HCor, especializado em cardiologia.
Com apenas dois dias de vida a pequena passou por uma cirurgia no coração, mas teve outras complicações e faleceu após 49 dias. “Perdi minha filha, mas com o diagnóstico precoce tive a chance de salvá-la”.
Hoje, Evelyn representa voluntariamente a AACC Pequenos Corações. Ela ajuda na divulgação e conscientização sobre a Cardiopatia Congênita e a importância do “Teste do Coraçãozinho”. “Ele pode salvar vidas”, finaliza.

Fonte: Texto: Lizzi Borges - Foto: Elisandra Pandini

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas