Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Criadores exportam genética bovina há mais de 20 anos
Cadastrado em: 19/6/2013

Tamanho da letra

| Lages |

Produtores ligados à Associação Rural de Lages exportam genética bovina para vários estados brasileiros, há mais de 20 anos. Animais da raça pardo-suíço de corte, ao longo desse tempo sempre foram comercializados através de leilões virtuais, e também nas exposições agropecuárias do Rio Grande do Sul e do Paraná. O advento de Santa Catarina ter conquistado o título de zona livre da aftosa sem vacinação, coibiu a continuidade dos negócios nas exposições nos estados vizinhos, pois, se saíssem, não poderiam voltar. O negócio então ganhou corpo pelo Canal do Boi, em que, anualmente, são comercializados cerca de 50 touros, além de novilhas, mas em menor número.
Na televisão, o comprador brasileiro observa o animal apenas através de um filme. A comercialização acontece normalmente devido ao conhecimento da qualidade da genética oferecida pelos criadores lageanos. Os animais comercializados são touros jovens de apenas 18 a 20 meses. No último leilão virtual realizado no dia 28 de maio, todos os animais foram arrematados por compradores do Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Manaus. Além dos touros também foram comercializados no mesmo leilão mais 300 animais cruzados com os touros serranos, ofertados por um criador do Mato Grosso que atua em parceria com os lageanos.
Conforme disseram os criadores Márcio Pamplona e Paulo Branco, a raça tem sido selecionada em Lages, desde a década de 40. O que se observa é a alta qualidade genética que vem sendo mantida e reconhecida como a melhor do Brasil, o que torna a região como criadora de ponta da raça pardo-suíço de corte, nacionalmente. “Nossas vendas cruzam o Brasil. Somos parte de um grupo de 6 ou 7 criadores apenas que vendem esses animais. Mas, o importante é dizer que a completa aceitação dos nossos animais resulta na valorização de um trabalho feito aqui, em Lages”, afirmaram os produtores Márcio e Paulo.

Fonte: Paulo Chagas

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas