Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Secretaria da Agricultura orienta sobre onda de frio que atingirá Santa Catarina
Cadastrado em: 19/7/2013

Tamanho da letra

| Região |

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca informa que está prevista para domingo (21) a chegada de uma nova e intensa onda de ar polar ao estado com condições para geada forte e ampla. A Epagri/Ciram alerta para possibilidade de ocorrer geada negra, que é o congelamento interno da planta, que devido ao frio intenso, queima e fica escura.Mesmo com o forte frio, a expectativa é de que não haja perdas na agricultura em Santa Catarina.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, explica que para as culturas de trigo, cevada, aveia e azevem (pastagem de inverno), que ainda não estão em fase de florescimento, as baixas temperaturas são bem vindas. “Essas plantas precisam de frio no período de germinação até o florescimento, porque com o frio não há proliferação de doenças”, destaca.
Em geral as culturas de inverno são mais resistentes às baixas temperaturas, e a preocupação maior é com as hortas e viveiros de mudas. “Aconselhamos aos agricultores que cubram ou irriguem suas hortas e se possível, deixem os animais em locais mais protegidos para que não sofram com o frio intenso”, ressalta o secretário.
Os técnicos da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) responsáveis pelas culturas de cebola e alho afirmam que os legumes são resistentes a geadas e que, mesmo entre Curitibanos e Canoinhas onde a semeadura acontece mais tarde, os riscos são muito pequenos para a plantação. As informações da Estação Experimental da Epagri de São Joaquim são de que a fruticultura está em fase de dormência, porém algumas frutas de caroço já iniciaram seu crescimento devido às temperaturas altas no inverno, para essas pode haver perdas com o frio intenso.
Segundo o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a geada negra poderá também afetar reflorestamentos jovens de eucalipto. “Em termos gerais esta é a época do ano em que o frio intenso causa menos prejuízos à agricultura. Se essa onda de frio ocorresse em setembro, as perdas poderiam ser muito grandes”, afirma Spies.
As previsões da Epagri/Ciram indicam que na noite de domingo, há possibilidade de temperaturas negativas nas áreas mais altas do estado, variando de -8°C a -10°C em Urupema, Urubici e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral. Há chance de neve no domingo nas áreas altas do Planalto Sul, especialmente entre a tarde e noite. O frio intenso deve continuar até terça-feira (23).

Fonte: Ney Bueno

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas