Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Simpósio traz especialista em câncer de pulmão a Lages
Cadastrado em: 24/9/2013

Tamanho da letra

| Lages |

O câncer de pulmão é um dos mais recorrentes no país segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em homens, é o segundo mais frequente na região Sul, sendo o terceiro no caso das mulheres. Tendo em vista a relevância do tema, a clínica Le Sante, de Lages, promove esta semana um simpósio para médicos da área com especialista no assunto.
O surgimento de novos casos a cada ano e os altos índices de mortalidade tem incentivado pesquisas capazes de aumentar a eficácia do tratamento. O médico oncologista Giuliano Santos Borges, membro do grupo de Jovens Oncologistas da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) dedica-se há quase 10 anos ao estudo da doença no Centro de Novos Tratamentos Itajaí. O especialista estará em Lages na próxima quinta-feira (26/09), às 19h30min, como palestrante do Simpósio Roche falando sobre o Câncer de Pulmão Não Pequenas células - Personalizando o tratamento.
“O câncer de pulmão não pequenas células é o tumor mais frequente que ocorre no pulmão”, diz o médico oncologista Giuliano Santos Borges. “Este tipo de tumor foi um dos que mais evoluiu no que diz respeito ao conhecimento médico de individualizar o tratamento com busca de novas medicações”. O que significa que, hoje, novas formas de tratamento estão apresentando resultados mais eficazes.

Perfil

Um trabalho realizado pelo serviço de oncologia em que o médico Giuliano Santos Borges atua, vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), verificou que o câncer de pulmão surge principalmente em homens expostos ao cigarro e idade acima de 50 anos.
Conforme informações do INCA, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer do pulmão. Como muitos dos tumores de pulmão são vinculados ao hábito de fumar, a medida isolada mais importante para prevenir a doença é não fumar. “Claro que outras medidas podem influenciar também, mas a principal é não fumar”, orienta o médico oncologista. Por outro lado, é importante ressaltar que há tumores de pulmão que não tem relação com o cigarro e geralmente apresentam características e tratamentos diferentes.
O câncer de pulmão é geralmente detectado em estágios avançados, uma vez que a sintomatologia nos estágios iniciais da doença não é comum. “Estatisticamente, quanto menor o tumor, maior a chance de cura”, afirma Giuliano Santos Borges.
Os primeiros sintomas a surgirem nos pacientes acometidos pela doença são respiratórios, como tosse, sangue na secreção da tosse, mudança na característica da tosse, pneumonias de repetição e, em casos mais avançados, falta de ar. Emagrecimento, rouquidão e cansaço também podem ser sinais da doença.
Ao final do século XX, o câncer do pulmão tornou-se uma das principais causas de morte evitáveis.

Sobre Giuliano Santos Borges

Giuliano é médico oncologista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especializado em oncologia pelo Hospital Santa Casa de Porto Alegre em 2004. Atua como oncologista clínico na Clínica de Neoplasias Litoral em Itajaí/SC desde 2005 e é professor de clínica médica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) desde 2006. Iniciou na pesquisa clínica em 2004 como sub-investigador e passou a investigador principal a partir de 2007 no Centro de Novos Tratamentos Itajaí com participação em mais de 40 estudos na área até o momento. É membro do grupo de Jovens Oncologistas da SBOC desde 2010.

Serviço

Simpósio Roche: Câncer de Pulmão Não Pequenas células - Personalizando o tratamento
Dia: 26 de setembro
Hora: 19h30
Local: Le Santé Centro Avançado de Oncologia - Praça Joca Neves, 280, Centro - Lages – SC
Inscrição: Gratuita
Público-alvo: Médicos oncologistas, pneumologistas, cirurgiões torácicos e radiologistas
Telefones: da Le Santé Centro Avançado de Oncologia: (49) 3289 2500 (fixo) e (49) 8402 1391 (celular)

Fonte: Puel Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas