Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

A fúria da natureza deixou um rastro de destruição
Cadastrado em: 17/12/2013

Tamanho da letra

| Cerro Negro |

O temporal que atingiu o município de Cerro Negro na madrugada de quinta-feira (5), deixou um rastro de destruição e medo.
A chuva que iniciou por volta das 3h da manhã durou aproximadamente trinta minutos e causou danos em aproximadamente trezentas e cinquenta residências no perímetro urbano do município. As casas que não foram destelhadas tiveram a cobertura danificada com a queda de granizo. Na quinta-feira pela manhã o cenário de desolação era visível entre os moradores que tiveram além das casas danificadas, móveis estragados e muita sujeira para limpar.
A Defesa Civil do Estado esteve no município e disponibilizou de imediato lonas e no decorrer da semana realizou a entrega de folhas de eternit para que as casas fossem reestruturadas.
De acordo com a prefeita Sirlei Kley Varela os prejuízos chegam a aproximadamente R$ 10 milhões, porém a município decretou situação de emergência e a ajuda virá para o município. “De imediato prestamos toda a assistência possível as famílias atingidas. Graças a Deus ninguém ficou ferido, ou teve vítimas, foram apenas danos materiais que já estamos buscando solucionar e dar total apoio as famílias atingidas”, comentou a prefeita.
A grande proporção de casas danificadas foi na área urbana, porém o interior do município também sofreu com as intempéries da natureza. De acordo com o Secretário de Agricultura  Ivanor Barbosa foram cerca de 2 mil hectares de plantações de milho, soja e feijão que tiveram perda total e cerca de 10 hectares de frutas e hortaliças. As comunidades mais atingidas foram  São Jorge, Sagrado, Portões, Reassentamento,  Santa Ana, Beneditos e Nove de Maio e algumas lavouras na área urbana da cidade.  Segundo Ivanor a expectativa para este ano era de uma safra recorde devido as novas lavouras que chegaram a mil hectares abertos neste ano e que também foram destruídas. “Estamos buscando algum crédito emergencial para que os agricultores possam começar a replantar as lavouras, sabemos que o período do milho já está se encerrando, porém vamos auxiliar os agricultores a substituir por outra cultura, alguns agricultores já iniciaram o replantio e a nossa expectativa é que a safra seja recuperada”, enfatizou o secretário.
A secretaria de Assistência Social está trabalhando incansavelmente para trazer maior conforto as famílias atingidas pelo temporal e de acordo com a assistente social do CRAS, Regina Bräscher Vieira  o cadastro das famílias começou a ser realizado ainda na quinta-feira, o que possibilitou realizar um levantamento mais preciso do número de atingidos. Segundo ela o trabalho iniciou na área urbana, porém o interior também está sendo auxiliado. “Recebemos doações dos municípios vizinhos de Anita Garibaldi, Campo belo do Sul e Lages, como roupas, calçados, alimentos e alguns colchões, porém estamos recebendo donativos e quem quiser ajudar pode entrar em contato com a secretaria de assistência social”, enfatizou Regina destacando que as cestas básicas recebidos pelo estado começaram a ser entregues na segunda-feira. No início da semana apenas as residências estavam recebendo auxílio para as novas coberturas, porém no decorrer da semana os órgãos públicos e empresas também começam o levantamento.

Fonte: Texto e foto: Kely

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas