Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Cerro Negro sai na frente na prevenção do HPV
Cadastrado em: 9/3/2014

Tamanho da letra

| Cerro Negro |

O Ministério da Saúde iniciou o trabalho com os municípios para a inclusão no calendário de vacinação de uma vacina direcionada a prevenção do HPV, sigla para o Vírus do Papiloma Humano, o qual está ligado diretamente ao câncer do colo de útero. Esse trabalho de vacinação num primeiro momento será destinado a meninas de 11 a 13 anos e em Cerro Negro o trabalho de apresentação e conscientização iniciou no dia 14 de fevereiro. “O primeiro contato aconteceu entre secretaria municipal de educação e professores das redes municipais e estaduais de educação do município”, comentou a enfermeira Jane Gerber, responsável pelo calendário de vacinação do município.
Jane destaca que esse trabalho será realizado em conjunto com as escolas e segundo levantamento do senso de 2012 no município consta 107 meninas na faixa etária indicada. A vacinação inicia no dia 10 de março, porém uma apresentação do que é o HPV, e informações sobre a vacinação será realizada no dia 26 de fevereiro, oportunidade em que Jane convoca todas as meninas para participarem da palestra que será realizada no colégio municipal. A participação dos pais é de suma importância para o sucesso da campanha.
De acordo com as informações repassadas pela enfermeira a faixa etária entre 11 e 13 anos foi designada pelo ministério da saúde pois espera-se que as meninas ainda não tenham tido contato com o vírus. A vacina é divida em três doses, sendo que a a primeira inicia no dia 10 de março, a segunda dose é realizada após seis meses e a terceira dose após cinco anos. Todas as meninas vacinadas terão um acompanhamento através do Ministério da Saúde.
“O câncer do colo de útero começa a se manifestar a partir dos 25 anos de idade e com essa vacinação em massa espera-se que o vírus seja combatido e o câncer do colo do útero que representa um grande índice de mortes entre mulheres seja combatido. Temos que trabalhar com a prevenção”, enfatizou Jane.
A vacina é considerada quadrivalente, protegendo quatro tipos do vírus do HPV, sendo os mais frequentes encontrados, o vírus 6 e 11: causam 90% das lesões anogenitais (condilomas, verrugas) e vírus 16 e 18: causam 70% dos casos de câncer de colo de útero. A vacina não apresenta reações, porém a aplicação da vacina é aconselhável que seja feita na unidade de saúde, com acompanhamento.
Jane destaca a importância do acompanhamento dos pais. “Será necessário a autorização dos pais ou responsáveis para que a vacina seja realizada, por isso a presença deles na palestra de apresentação e no dia em que a filha for fazer a vacina é muito importante”, frisou a enfermeira.
A vacina é gratuita na rede pública, e vale ressaltar que em clínicas particular o valor das três doses pode chegar a R$ 1.200,00.

Atividades nas escolas municipais já iniciaram

O primeiro contato entre professores e secretaria municipal de educação aconteceu na última semana, oportunidade em que a secretária de educação Flávia Gasperim deu as boas vindas aos professores e realizou diferentes atividades. Durante a semana também aconteceu reunião com motoristas e colaboradores da secretaria.

Fonte: Afonso Godoy

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas