Drogas e álcool. Essas duas mazelas, uma ilícita e outra ilícita, vêm sendo uma triste realidade na vida de muitas pessoas nos últimos tempos. Em Lages, dois casos bárbaros relacionados a estas duas “coisas” chocaram a opinião pública. Em um deles, um jovem assassinou a mãe e a irmã a facadas. Segundo informações, ele é usuário de drogas e, quando cometeu o crime, estava visivelmente drogado. Noutro, um motorista embriagado envolveu-se em um acidente e matou quatro pessoas.
A propósito, é difícil acreditar que um jovem, que sempre convivei no seio de sua família, resolva assinar a própria mãe e irmã. Até parece história de filme, mas é pura realidade. Também não pode crer que um motorista beba e depois pegue seu carro e saia por aí colocando a sua e a vida dos outros em risco e, nos casos mais graves, matando em destruindo vidas. Ou seja, pode-se dizer que sociedade está doente.
Hoje, não é preciso ser nenhum especialista para perceber que a sociedade está carente de valores, preocupando-se somente com as coisas materiais, com exceções, é claro. Esse comportamento doentio vem fazendo com que outras coisas sejam deixadas de lado, como os valores familiares, o que, no final das contas, pode refletir na parte comportamental. Estando carente de valores, algumas pessoas acabam não tendo controle de si e acabam cometendo tais mazelas.
A sociedade, então, deve refletir e buscar meios para controlar o comportamento doentio de muita gente, objetivando uma vida socialmente justa e correta. Talvez a resposta esteja na questão dos valores humanos, muitos dos quais precisando hoje serem resgatados. Quem sabe assim consigamos acabar com certas mazelas que aí estão.