Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

As causas das catástrofes
Cadastrado em: 28/1/2011

Tamanho da letra

Além do que ocorreu em Santa Catarina no final de 2008, quando mais de 200 pessoas morreram por causa de deslizamentos de terra na região do Alto Vale do Itajaí, as mortes na região serrana do Rio de Janeiro, que aconteceram recentemente, representam, semdúvida, a maior tragédia natural do país. Mas quais são as causas dessas duas catástrofes naturais e outras tantas que ocorrem por aí a fora?
Nos dois casos, percebe-se que o problema foi causado por uma série de fatores. O primeiro foi em relação ao grande volume de chuva que caiu num curto espaço de tempo, enchendo rios e córregos. Além disso, a terra ficou encharcada, o que favoreceu os deslizamentos. O crescimento desordenado, a falta de respeito com o meio ambiente, a ocupação ilegal de áreas, são também pontos que se devem ser levados em conta. Ou seja, vários são os fatores que se pode pontuar como sendo as causas das duas tragédias.
Que os dois fatos sirvam de base para que a população possa fazer uma reflexão sobre a relação do homem com o meio ambiente. Em primeiro lugar, o ser humano deve respeitar a natureza e não desafiá-la. Deve-se evitar também  as construções irregulares. Nesse contexto, as autoridades públicas devem reforçar a fiscalização para controlar a ocupação do solo. Em tese, é possível sim atenuar parte desses problemas, basta que a população tenha consciência e comece a planejar mais onde vai morar. Além disso, os governos têm a obrigação de intervir para evitar que tragédias continuem acontecendo. Ações como o planejamento da ocupações da cidades devem ser implementadas. Ou seja, é preciso sim que adote medidas contra as tragédias naturais,  senão a população terá que conviver permanentemente durante décadas com esse tipo de problema.

Fonte: Jornal O Palanque

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas