Artigos
Câmara de Bocaina do Sul
Câmara de Campo Belo do Sul
Câmara de Cerro Negro
Câmara de Otacílio Costa
Câmara de Rio Rufino
Câmara de São José do Cerrito
Câmara de Urubici
Câmara de Urupema
Câmara do Painel
Coluna DR.Manoel
Cultura
Editais
Editorial
Educação
Esportes
Estamos de Olho
Fique Sabendo
Geral
Meio Ambiente
Negócios
O Tema é...
Polícia
Política
Saúde
Tecnologia
Trânsito
 

Safra da maçã será menor este ano
Cadastrado em: 4/3/2011

Tamanho da letra

A safra da maçã será menor este ano em comparação a do ano  passado. Conforme a Associação Brasileira de Produtores de Maça (ABPM), a queda na produção ficará em média 20%. Para esta safra, estima-se que sejam colhidas mais de 500 mil toneladas do produto em Santa Catarina. Na Serra Catarinense, a previsão é que sejam colhidas mais de 300 mil.
Os problemas climáticos estão entre os principais fatores responsáveis pela queda na produção. A geada fora de época no ano passado, por exemplo, afetou grande parte dos pomares, influenciado diretamente na produção. O gelo atingiu um estágio importante, entre o final da florada e o começo da frutificação. Teve também a ocorrência de granizo. Em algumas propriedade, este fenômeno danificou muitos frutos.
A colheita da maçã iniciou no mês passado. Neste primeiro momento, está sendo colhida a maçã da variedade Gala. Já para a Fuji, a colheita inicia a partir deste mês de março.
Na região serrana, o maior produto do estado, já é possível perceber a movimentação nos pomares. A região deve produzir nesta safra mais de 300 mil toneladas. São Joaquim é o maior produto da região. A produção no município deve ficar em cerca de 220 mil toneladas.
A produção de maçã na Serra Catarinense é fator muito importante para região, que impulsiona desenvolvimento e a riqueza. Nesta época, o setor gera milhares de empregos, uma oportunidade ímpar para quem está desempregado, sem falar dos empregos que o setor gera também em outras épocas do ano, já que o cultivo da maçã tem outros estágios que necessitam de mão de obra.
Portanto, o cultivo de maçã é uma atividade muito importante para a região, sendo fonte de riqueza e renda.

Fonte: Jornal O Palanque

Compartilhe esta página: Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

 

Nome:
E-mail:
 
 
ANO 13 - Nº 164 - SETEMBRO / OUTUBRO 2014
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free
Todos os direitos reservados à Jornal O Palanque - Produzido por WLSistemas
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas